4/28/2004

MADA
Mais um festival que mostra que Salvador vai ficando cada vez mais para trás. O Mada, que rola de 20 a 22 de maio em natal (isso mesmo, a pequena, pacata e bela capital do Rio Grande do Norte), recebe este ano uma atração internacional, que se juta a nomes nacionais de peso e boas bandas do mundinho independente, inclusive duas boas baianas, Los Canos e The Honkers.
Veja a programação:

» QUINTA-FEIRA 20/05

• 20:30 - PAROLE (RN)
• 21:00 - FUNK SAMBA SOUL ( RN)
• 21:30 - STAR 61 (PB )
• 22:00 - JANE FONDA (RN)
• 22:30 - PEIXE COCO ( RN)
• 23:00 - BUGS (RN)
• 23:30 - AGREGADOS FDR (RN)
• 00:10 - SEPULTURA (SP)
• 01:30 - O RAPPA ( RJ )

» SEXTA-FEIRA 21/05

• 20:30 - MOONGANJA (RN)
• 21:00 - PANGAIO (RN)
• 21:30 - LADO 2 ESTEREO (PI)
• 22:00 - USKARAVELHO (RJ)
• 22:30 - RAMIREZ (RJ)
• 23:00 - DUB DA LOCA (RN)
• 23:30 - LOS CANOS (BA)
• 00:00 - CHICO CORREIA (PB)
• 00:30 - LULU SANTOS (RJ)
• 02:00 - MARCELO D2 (RJ)

» SÁBADO 22/05

• 20:30 - RAVANA(RJ)
• 21:00 - ALLFACE (RN)
• 21:30 - THE AUTOMATICS (RN)
• 22:00 - THE HONKERS (BA)
• 22:30 - CHINA (PE)
• 23:00 - GRAM (SP)
• 23:30 - LEELA (RJ)
• 00:00 - MAD DOGS (RN)
• 00:30 -THE WALKMEN (NY/USA)
• 02:00 - JORGE BEN JOR (RJ)

4/27/2004

Sucesso é pra quem pode?
Primeiro foi o Los Hermanos, depois Marcelo D2, domingo passado foi a vez de MV Bill aparecer no Faustão. Dando uma banana para os radicaizinhos, todos eles foram lá, tocaram ao vivo, mostraram seu trabalho, falaram seus pensamentos - com conteúdo bacana e bem acima da média dos artistas que vivem aparecendo nesses programas - e ganharam com certeza mais público do que já tinham. Não sei o que tem de indignidade nisso. Não é só válido como importante. É ser cúmplice do esquema jabá, Globo...? Não se um cara como MV Bill vai lá, canta suas músicas criticando novela, televisão, canta sobre rejeição, racismo, problemas sociais, fala de tudo isso, manda várias mensagens, sim, mensagens que as pessoas que ficam no trono de um apartamento domingo a tarde deveriam ouvir. Fala de uma realidade que parece não existir nas lentes de TV, fala como oproblema de droga é social, que todomundo sabe disso e que ninguém age a respeito e não critica o governo, como é fácil fazer, convoca a sociedade a fazer. Não participar do Fautãso ou não? Isos é dúvida pra quem ainda está lá atrás com conceitos de antigamente. Respeito quem não quer ir, mas não há nada de indigno em ir lá e fazer seu trabalo e bem.

4/23/2004

Ronei Jorge & Os Ladroes de Bicicleta
Eu nao tenho duvidas que Ronei Jorge esta entre os melhores compositores de sua geracao, nao na Bahia apenas, mas no pais. Sensibilidade, criatividade e algumas das melhores cancoes que se tem chance de ouvir nos dias de hoje. Ronei e companhia fizeram show de lancamento do EP A Dois quarta e quinta-feira passados. Muito bom ver a casa cheia, disputa de ingresso, nos dois dias pessoas ficaram de fora porque os ingressos haviam se esgotado, e um show tao bom.
Quem nao conhece realmente precisa conhecer, o disco e o show estao impecaveis. A banda e excelente, nao precisa ser musico para saber como os caras tocam bem e melhor, com emocao e sensibilidade a flor da pele. As elaboradas composicoes tem uma cara rock, mas passa por jazz, musica brasileira, samba, sem parecer misturas, e o que chamo de nova musica brasileira, sem ranco com padrinhos tropicalistas, apesar de ter isso tambem no som, sem presuncao e com um ar de coisa nova como nem sempre se ouve. Eles tocam no proximo dia 1 de maio no Clube de Engenharia, ao lado de outras bandas bacanas, Paquito e A Grande Abobora.

Kill Bill
Se os Pixies voltaram depois de 12 anos em cima (como ja pode conferir quem ouviu os shows de volta encontrados facilmente pela internet), Tarantino ficou seis anos afastado do cinema para voltar com outro daqueles filmes que so ele tem capacidade e coragem de fazer. Kill Bill e o quarto filme do diretor mais criativo em muitos anos e conta a historia de uma noiva que sai do coma pra se vingar. E so isso mesmo, mas e como Tarantino conta a historia que vale. Sangue jorrando pra tudo quanto e lado, porrada de tudo quanto e jeito, dialogos ironicos e tiradas hilarias. O filme nao e para todos os gostos e paladares. O filme e violento, mas no modo Tarantino (existe uma versdao asiatiaca ainda mais violento), com coreografias de kung fu e tempero de faroeste. O que e aquela briga num restaurante, como se fosse num Saloon do Velho Oeste americano? E aquela sequencia em anime contando a historia da vila oriental? Em outubro estreia a segunda parte.

4/16/2004

Outra Coisa
A revista Outra Coisa que vem encartada como cd da banda pernambucana Monmbojó já se encontra nas bancas. CD muito bacana e revista idem. A publicação já acertou o próximo disco a ser lançado, será a votla do Mutante Arnaldo Baptista ao mercado. O trabalho, primeiro dele em mais de 15 anos, estará encartado na quarta edição da revista, prevista para chegar as bancas em junho. Constam do repertório canções inéditas do ex-Mutantes, um spiritual negro do início do século 20 e uma paródia do artista para o samba clássico "Favela", que passou a ser chamada de "Fivela". O disco tem dois músicos convidados, mas Arnaldo toca todos os instrumentos. Gravado no sítio de Arnaldo, o CD tem produção de John (Pato Fu) e Rubinho Troll que inseriram alguns timbres eletrônicos ao trabalho.

Rock no dial
Rock Louco é o nome do programa capitaneado pelo ex-Penélope Mário Jorge na Rádio Primavera, rádio comunitária que pode ser ouvida em boa parte de Salvador pelo 103.5 FM (da Barra até Amaralina e região de Brotas). O programa rola de terça a sexta, sempre com uma dupla diferente apresentando clássicos, novidades e muito rock local. Na terça, o comando é de Ronei Jorge e Luciano Matos (este que vos escreve), que estrearam tocando Led Zeppelin, Butter 08, Neutral Milk Hotel, Arsene Lupin, Beach Boys, Mutantes, Los Canos, De Falla, Manic Street Preachers, Erasmo Carlos, Hojerizah, entre outras coisas. Divertido e interessante.

4/15/2004

Pixies
Agora não tem mais o que reclamar. A organização do Curitiba Pop Festival conseguiu transferir o show para um lugar maior e mais 5 mil ingressos serão colocados a venda. O show do Pixies já vai ser histórico pelo acontecimento, mas se fizerem metade do que sempre fizeram com o repertório que estão tocando... Para quem não vai, os shows da tunrê americana vão virar disco, na verdade cada show vai ser gravado e vendido em edições limitadíssimas. São 17 CDS duplos com mil cópias cada (exceção ao show do Festival Coachella que terão 2 mil CDs). As gravações serão vendidas quinze minutos após o término dos mesmos. A prioridade na aquisição é para quem for aos shows, mas os CDs estarão disponíveis também para os menos sortudos no site www.disclive.com. Os CDs, que podem ser reservados, terão preços entre 22 e 25 dólares. O melhor é que o primeiro show já está disponível na internet, no Soul Seek e numsite especializado. Para baixar você deve ter um cliente BitTorrent instalado, faça o download aqui. Depois de instalar, baixe o show neste endereço. Ah! Quer saber o que eles tocaram:

01. Bone Machine
02. Wave of Mutilation
03. U-Mass
04. Levitate Me
05. Broken Face
06. Monkey Gone To Heaven
07. Holiday Song
08. Winterlong
09. Nimrod's Song
10. La La Love You
11. Ed Is dead
12. Here Comes Your Man
13. Vamos
14. Debaser
15. Dead
16. Number 13 Baby
17. Tame
18. Gigantic
19. Gouge Away
20. Caribou

Encore:
21. Isla De Encanta
22. Velouria
23. In Heaven->Wave of Mutilation (UK Surf)
24. Where Is My Mind?
25. Into The Whit

4/14/2004

Termina nese sábado

Como já foi divulgado, o el Cabong, ao lado dos sites Discoteca Narcisista, Musicbox e Bahiarock, está promovendo o Prêmio Rock Independente Bahia (Versão 2003), com o intuito de eleger os destaques do ano passado na cena local. As cédulas de votação estarão disponíveis nos principais shows de rock da cidade e nas lojas independentes do ramo (Berinjela, Maniac, Mutantes, Pérola Negra, São Rock). Outra opção e mandar as suas escolhas para o e-mail rockbahia2003@pop.com.br. Não esqueça de colocar nome completo, endereço, RG e telefone para contato. Sem estes dados, o seu voto não será computado! Aguarde novidades! Abaixo, seguem os indicados:

*Banda - livre escolha

* Disco - Adcional; Automata; Drearylands ("Heliopolis"); Jurema; The Honkers ("Between The Devil..."), Los Canos ("O Meu Hobby é Te Amar"); Movidos a Álcool ("Vamos Biritar"); Plexus; Soma & danteinferno; Zambotronic ("Eu Não Tô no Top Ten")

* Selo - Big Bross; Estopim; Frangote; Maniac; Radioative Hippies

* Revelação - Adcional; A Grande Abóbora; Automata; Los Canos; Mutation Lb; Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta

* Banda Ao Vivo - Drearylands; The Honkers; Nancyta e OS Grazzers; Retrofoguetes; Soma; Zambotronic

* Evento - Big Hits; Mad Zoo; Musicbox; Outono Alternativo; Rock Yemanjá; Sexta Básica

* Site - Bahiarock; El Cabong; Discoteca Narcisista; Musicbox, Reidjou

* Veículo de Comunicação - Curto-Circuito (Transamérica FM); Punkada Rock (Metrópole FM); Rádio Facom; Rock em Geral (Educadora FM); Todos os Tons (TV Salvador)

* Espaço para Show - Blue House; Calypso; Galeria do Rock; Havana; SESI; Teatro da Praia

* Loja - Berinjela; Maniac; Mutantes; Pérola Negra; São Rock

* Show de Banda Visitante - Autoramas; Dance of Days; Estrume'n'tal; Holy Sagga; Vamoz!; Violins

Não esqueça é até este sábado, 17 de abril.

4/13/2004

Baixo é necessário?
Claro que sim, mas nem sempre. Tava pensando em quantas bandas não utilizam baixo e fazem música de qualidade. Tudo bem, White Stripes não é unanimidade, odiado principalmente por músicos, mas esses deveriam falar pouco e tocar mais, moral. Como diz a Los Canos: o que importa é a poesia. Mas estava pensando nessas bandas sem baixista porque tava ouvindo uma das melhores bandas dos anos 80. Beat Happening. Conhecem? Calvin Johson é metade da banda, metade intelectual, já que a banda é um trio, ele mais Heather Lewis e Bret Lunsford. Johnson tem uma voz grava marcante que contrasta com a de Heather lindamente. A bateria seca, a parede de belas e simples guitarras e melodias inesquecíveis influenciou muita gente boa, desde Sonic Youth até o Nirvana. A banda tem seis discos lançados, sendo que o último ("Music To Climb the Apple Tree By" - reúne material da banda não lançado) é do ano passado, 11 anos depois do anterior ("You Turn Me On"), de 1982, um clássico que inclui músicas como "Teenage Caveman", "Tiger Trap" e a faixa título.
Os discos Jamboree, Black Candy, Dreamy e You Turn Me On serão relançados em CD nos Estados Unidos, se Deus existe serão lançados também no Brasil.
Calvin Johnson é ainda dono do bacana selo K e mentor de outras bandas e projetos, como o Dub Narcotic Sound System e The Halo Benders, além de ter trabalhado com gente bacana como Beck, Jon Spencer e Built to Spill.
Mas além do Beat hapening, vale lembrar o próprio Jon Sencer Blues Explosion, a sua versão brasileira Thee Butchers Orchestra e a Vamoz de Recife, como boas representantes do mundo dos que não precisam de baixo para fazer boa música.

4/06/2004

Entrevista muito interessante com Hermano Vianna, leiam que é um bom esquente para papos bacanas.
http://www2.uol.com.br/cult/entrevista.htm

Hermanos, Pelvs e Eddie em SSA
Para os que curtem Los Hermanos (eu sou um deles), no próximo dia 30 a banda é a atração do Projeto Sua Nota é um Show, na Concha Acústica. A informação que tenho é que depois do próximo show do projeto tem Hermanos, logo, pelos meus cálculos é dia 30,mas posso estar errando a data por uma semana. Ai vocês me perdoam.
Certo é que dia 30 vai rolar a banda indie carioca Pelvs aqui na cidade. Nao está certo ainda o local da apresentação que vai contar com a participação de duas bandas baianas, provavelmente brincando de deus e Mutation Lab.
No dia 15 de maio, rola show da Eddie, banda pernambucana destaque em 2003 pelo excelente disco "Original Olinda Style". Discaço que passeia por dub, reggae, samba, feevo e gruda nos ouvidos. Pode me chamar que eu vou.

4/05/2004

Los Canos na Matinê
Sábado retrasado (dia 27) teve Matinê na São Rock. Os convidados dessa vez era a Los Canos, uma da smelhore sbandas surgidas em Salvador nos últimos anos. Agora que a banda está sendo bastante elogiada Brasil a fora, o público daqui começa a dar atenção ao som dos caras. Tudo bom que não é todo mundo que entra no clima da banda, mas bobagem, a exigência é mínima: bom humor. Dá até pena do Darkness, uma piada fabricada sem muito gosto. Já compararam Los Canos a Darkness, mas os caras baianos tem muito mais música a mostrar. Boa parte delas poderia estar facilmente tocando numa rádio qualquer e os caras caberiam em qualquer Raul Gil da vida. Já pensou? Ia combinar perfeitamente com a banda. No show da Matinê eles alongaram o set, o que tornou a coisa ainda mais divertida, além dos já clássicos "hits" locais como "Ela Não Gosta de Mim", "Mercadologia" e "Bandinha de Rock" (que é sério candidato a hino rock de toda uma geração - se eu fosse da banda fazia um clipe rapidíssimo, porque a música vai grudar na cabeça do público da MTV rapidinho), levaram vários covers e sacanagens.
Eles dizem ser o extremo de tudo, e devem ser, tocaram Forgotten Boys, Cascavalletes, Maria Bacana, Rewinders, Guns N´Roses e trechos da Arsene Lupin, Felipe Dylon e por aí vai. Rolou participação de Rodrigo Sputter e Dimmy (Honkers) e dos caras da Dr. Cascadura, fãs confessos. Sow muito bacana apesar de uns problemas técnicos. Dia 17 tocam de novo no Calypso. Se você for tem que entrar no clima e entender que bandas piadas como Mamonas Assassinas eram apenas piada, Los Canos é despretensão, diversão, piada e rock da melhor qualidade.