4/25/2006

Os novos baianos
Para quem ainda não se deu conta, Salvador vive um excelente momento na produção musical independente. O que há algum tempo era ocasional, virou freqüência e hoje é difícil acompanhar o número de bandas com bom potencial na cidade. A novíssima geração, que traz trabalhos mais profissionais, já tem nomes tocando na Europa (Cobalto), fazendo shows Brasil afora (Automata e Sangria) e produzindo CDs e vídeo clipes. A Plane of Mine acaba de lançar seu primeiro disco pelo selo Atalho Discos e já tem um clipe na MTV. Outras bandas começam a trilhar o circuito de shows em Salvador, com Matiz, Berlinda, Mambanegra, Pessoas Invisíveis, entre outras. A maior novidade da vez talvez seja a banda ZecaCuryDamm, que com músicas num clima meio acústico, fez um concorrido show de estréia, lançou um belo EP e prepara para se apresentar em dois shows no Rio de Janeiro, um deles dentro do No Capricho, evento que vai reunir diversos nomes do cenário independente nacional.

Nação paralela
Maquinado é o nome do projeto paralelo de Lúcio Maia (guitarrista da Nação Zumbi) que deve estrear em CD nos próximos meses com composições que o músico vem criando há dois anos. Com uma mistura de ragga, Kraftwerk, ciranda e referências diversas, o projeto já estreou em shows por São Paulo e foi uma das atrações do Abril Pro Rock desse ano. O disco, que deve ser lançado de forma independente, traz entre os convidados nomes como Maurício Takara (Hurtmold), Fernando Catatau, Rica Amabis, o produtor Scotty Hard, além de músicos da Nação Zumbi, entre outros.

Shows gringos
Boas e certezas na lista de shows internacionais para os próximos meses. Sisters of Mercy, Echo & The Bunnymen e Easy Star All Star, em maio, Sham 69, H20 e Vive L aFete em junho, Sick Of it All em julho, Jamie Cullum em setembro. Quanto aos boatos, fala-se em Arctic Monkeys, Black Rebel Motorcycle Club, Ian Brown e uma banda dos anos 70 e 80 que acaba de voltar, a suspeita é Gang of Four no Curitiba Rock Festival. Não há nada oficial, nem mesmo a data está confirmada. Quanto a possibilidade de Radiohead no Brasil, ainda existe. Fala-se também numa turnê do Motorhead pelo país em outubro. É rezar.

Os velhos punks
Pode ser falta de grana ou para aproveitar um bom momento no rock, o fato é que alguns importantes nomes do punk estão botando a mão na massa e voltando a trabalhar. Não é o caso de Iggy Pop, que nunca parou, mas que depois da volta com os Stooges para shows, programa agora a gravação de um novo disco da banda 33 anos depois de “Raw Power”. O grupo já está gravando o novo álbum, que será produzido por Jack White (vocalista e guitarrista do White Stripes) e de Steve Albini (produtor que já trabalhou com Nirvana, Pixies, entre outros) e deve ser lançado em 2007. Iggy Pop é, aliás, um dos convidados, ao lado de Michael Stipe e alguns outros, no disco que marca a volta mais de 30 anos depois de outra banda ícone do punk, o New York Dolls. Considerado um dos grupos criadores do punk, o NYD lança "One Day It Will Please Us To Remember Even This" em julho. Outra reunião de velhas feras do punk é a banda Osaka Popstar, que reúne Marky Ramone (Ramones), Jerry Only (Misfits), Dez Cadena (Black Flag), Ivan Julian (Richard Hell & The Voivods) e John Cafiero (colaborador do Misfits). Dia 23 de maio a banda lança o primeiro disco, além de DVD, clipes e extras.

Curtas
* Uma das melhores bandas da atualidade entra em estúdio no mês que vem para gravação de seu novo disco. O Wilco já vem testando novas músicas em sua turnê.

* Quem grava nos próximos meses é o Smashing Pumpkins, que preparam o disco da volta da banda. Entre os membros originais estão confirmados apenas Billy e o baterista Jimmy Chamberlain.

* Justifica-se a demora da nova edição da Revista OutraCoisa que virá encartada com o novo CD dos baianos da Cascadura. A publicação está passando por uma reformulação, mas continua.

2 Comments:

At 7:25 PM, Anonymous Anônimo said...

viva a volta dos pumpkins! achei q nunca mais veria eles... tenho chances!

 
At 4:09 PM, Anonymous Anônimo said...

nice post, it's really interesting for me today, thx

 

Postar um comentário

<< Home