1/10/2005

Tempos de mudanças
Em 2005 a indústria fonográfica no Brasil reagiu e voltou a crescer. Os números não reúnem ainda o resultado de todas as gravadoras, mas algumas já começam a divulgar um crescimento de 5 a 6%. Um número tímido, mas que indica o primeiro crescimento da indústria desde de 1997. Daquele ano até o ano passado, a queda registrada foi de 50%. Só em 2003, o baque havia sido de 17% de arrecadação.

Um dos fatos marcantes nessa mudança foi o crescimento de gravadoras de porte menor, chamadas de independentes. A Deckdisc, por exemplo, obteve um aumento de 55%, enquanto a Indie Records alcançou a espantoso marca de 600% de crescimento. Os principais responsáveis por estes números foram Pitty, pela Deck, com 148 mil discos vendidos e o grupo Revelação, pela Indie, com quase 700 mil unidades de seu trabalho ao vivo. Um fato interessante é que no Brasil nunca se lançou tantos discos no país e o mais importante é que os artistas brasileiros dominam de ponta a ponta a lista dos mais vendidos.

Um dos grandes responsáveis pela volta do crescimento da indústria foram os DVDs. Entre janeiro e novembro de 2004, o faturamento com a venda dos discos que reúne áudio e vídeo cresceu 104%. Só na Universal, os DVDs foram responsáveis por 33% do faturamento. Para 2005, a previsão é que sejam vendidos 5 milhões de aparelhos, impulsionando ainda mais às vendas.

Mas se engana quem pensa que houve retração no mundo digital. O MP3 e seus derivados continuam fazendo história. O cantor-ministro Gilberto Gil, por exemplo, tomou uma bela iniciativa e disponibilizou toda sua obra na íntrega para audição em seu site na internet. Já as gravadoras BMG, Sony e Universal fecharam um acordo com a empresa responsável pelo compartilhador de arquivos Peer Impact, que comercializará músicas digitais de domínio das três gravadoras.

Em 2005, a música digital deve ganhar espaço nas paradas de sucesso britânicas. A iniciativa é da própria indústria que pretende incentivar a vende de música online com um top 40 de singles semanais. A venda de singles vive dias ruins e a intenção é dar força a eles através da Internet. Os números mostram queda de 12% na venda dos singles no segundo semestre de 2004, mas se fossem incluídos os números dos singles vendidos pela Internet esse número seria de 9%, de crescimento.

E as vendas de música online devem continuar crescendo. Nos Estados Unidos ela cresceu 15% em 2004. O principal site de venda, o iTunes, comercializou cerca de 20 milhões de downloads em 2004. No Brasil, o único site especializado em venda de música on line, o iMúsica, ainda vende pouco, são cerca de 15 mil downloads por mês

Segundo uma pesquisa realizada pelo US National Bureau of Economic Research o download de MP3s afeta venda de CDs. Para cada álbum baixado, as vendas de CDs caem entre 10% e 20%.