11/24/2003

Sensacional. Pra mim foi surpresa. Jorge Ben (Jor) já passou de seus 60 anos, já nos presentou com alguns dos melhores discos e músicas de todos os tempos. Poderia estar em casa deitado numa rede se vangloriando dos feitos. A exigência para um show dele nos dias de hoje se resume a ser divertido (o que acontece 100% das vezes) e ele fugir do óbvio lugar comum de "País Tropical/ Taj Mahal/ W-Brasil". No show de ontem ele conseguiu. Na entrada o pessoal do Projeto Petrobras entregava um folder sobre o show, que incluía o set list com as músicas que seriam apresentadas. Boas canções incluídas, mas pelo visto seria apenas um bom e divertido show. A tradicional abertura com “A Banda do Zé Pretinho” comprovava isso.
A surpresa veio em seguida com uma mudança no programado. Sem set list guia (aqueles que ficam no chão), o velho Babulina tratou de levar seu repertório pela cabeça, mostrando um panorama de várias fases de sua carreira. Muita gente não gosta dos medleys que Ben faz. Ele pega umas cinco músicas, mantém a mesma levada, ‘as vezes mais funkeada, outras o puro samba, e nos presenteia com clássicos. Acho que é a melhor forma dele tocar uma grande parte de seus sucessos, porque se fosse rolar cada música inteira teria que ser oito horas de show pra ser completo. Então dá-lhe “Santa Clara”, “Os Alquimistas estão chegando”, “Eu sou o Sol”, “Menina Mulher da Pele Preta”, “Chove Chuva”, “Ai Ai Caramba”, e para minha surpresa, músicas como “Minha Menina” e “Charles Anjo 45”.
Mas sem dúvida um dos grandes momentos do show foi “Jorge da Capadócia”, numa versão bem parecida com a original. Foda. O show começou tarde e como na Concha normalmente tudo termina às nove, imaginei um show curto, mas o velho Babulina tocou mais de meia hora a mais. Pena que no final ele tenha usado do velho artifício de seus shows, os hits carnavalescos citados acima, somados a “Gostosa”, quando várias mulheres foram convocadas ao palco, inclusive uma “periguete” perdida achando que era show do Psirico e uma outra que de tão animada levantou a saia para mostrar os glúteos. Diversão é isso :-). Desafio alguém a fazer um show desse porte, o cara é o mestre.