11/19/2003

Donnie Darko (2001)
Nunca mais tinha aparecido em minha frente um filme norte-americano que eu não tivesse nenhuma referência e que me surpreendesse. Tirando alguns filmes mais alternativos, o cinemão yankee só tem mesmo feito apenas uns 5 filmes bons por ano, e olhe lá. O filme é independente (custou 4 milhões de dólares), tem um diretor estreante (Richard Kelly - também roteirista), uma história bem estranha e os principais atores são desconhecidos apesar das pontas de estrelas do quilate da linda Drew Barrymore (que bancou a fita) e Patrick Swayze. Não poderia deixar de gostar de um filme que abre com uma das músicas mais belas já feitas, "The Killing Moon", do Echo & The Bunnymen, um cartão de visitas desses já diz muito. Não nego que aumentei muito o volume nas 8 vezes que revi esse começo.
Como disse a história é bem estranha. É daqueles filmes que desconcertam e você fica sem saber direito o que pensar. Estranho, interessante e bonito. O garoto Donnie Darko (vivido por Jake Gyllenhaal, desconhecido e muito bom) é um ótimo aluno, mas possui um lado bem estranho, com fama meio de louco, graças aos atos que já cometeu, ele tem visões de Frank, um amigo imaginário. Esquizofrênico paranóico, depois que ele se safa um acidente bem estranho, começa a seguir as instruções desse amigo, na verdade um coelho gigante, e promover atos de vandalimso na cidade. O filme possui excelentes diálogos e é um passeio pela mente atormentada de Donnie, além de revelar discussões interessantes sobre viagem no tempo, destino, relaçoes e afins, sem apelar. Numa mistura de fantasia, ficção científica, drama e suspense, "Donnie Darko" é um filme simples, como tem que ser, com um roteiro explêndido, personagens interessantes, atuações de alto nível e um final redentor. Muito bom filme.
A trilha conta ainda com outra pérolas, além da clássica "The Killing Moon": "Notorious" (Duran Duran), "Love will tear us apart" (Joy Division ) e "Under the milk way" (The Church ).
O diretor é o mesmo de "Fora de Controle", não tão bom, mas com uma premissa legal.