6/12/2004

Nós vamos invadir sua praia

A sensação é essa. Pode ser moda, mas o rock está no comando.Coisa de new jornalistas? Não sei. O fato é que o rock está invadindo espaços e hoje em Salvador tem uma cena constante, com shows frequentes, informação rolando e público crescente.
Quando o Calypso anunciou que fecharia as portas meses atrás, apesar da má notícia pensei no lado bom. Todo mundo vai procurar lugar pra tocar e ai vão aparecer mais opções. O conformismo como Calypso vai terminar e a coisa melhora. Não é, nem foi exercício de Mãe de Diná, apenas constatação, sabendo como bandas e o povo do rock atua na cidade.

Dito tudo isso, só para introduzir sobre o show da Retrofoguetes no Tapioca. O Rock, ressalte-se, o bom rock, invadiu, lotou e fez história. Também era covardia. O lugar costuma receber vários shows do chamado pop-rock, sons meia boca de tudo quanto é estilo, de reggae a pop, nada que uma das melhores bandas do Brasil não mudasse fácil.

No público uma mistura de camisas pretas, de bandas e o costumeiro povo do rock (um pouco mais arrumado do que de costume, nãosei se pelo "frio" baiano ou pelo lugar mais "chique" do que o Calypso) com o público da casa, jovens bem arrumados, com grana no bolso e dispostos a se arrumar. A mistura foi boa. O público do rock ganhou um espaço com qualidade, som bom, sem calor, ar condicionado funcionando bem, escore de mais mulheres do que homens. O lado ruim é que cobram a ilegal consumação mínima, mas é só reclamar e dizer que não vai pagar, porque é proibido. O público da casa e o próprio Tapioca ganharam pela qualidade musical.

Indiscutível. O show da Retrofoguetes está entre os mais divertidos que se tem notícia. Morotó Slim, Rex Crotus e CH não se fazemde rogados, aquecem qualquer ambiente e botam pra sacolejar até aquela menina que não gosta de suar pra não tiraro cheiro do perfume. Surf music instrumental. Como não dançar? Tome-lhe os já clássicos da banda, clássicos da sur music mundial e...
Quem conhece a banda sabe que sempre tem o tema de Robô Gigante, "Perhaps, Perhaps", as participações de Nancyta cantando Beach Boys (Sloop John B.) e Nancy Sinatra (These Boots Are Made for Walkin'), mas o clima tava tão rock´n´roll/diversão que abriram o microfone para pessoas do público subir no palco e cantar "Summertime Blues", "Johnny B. Goode" e uma "I Wanna be Sedated" (Ramones), com um inglês embromation. Os caras cantavam em êxtase como se fosse o melhor momento da vida deles. Naquele momento era o melhor momento da vida de muitos. É o espírito rocker invadindo os espaços e realizando os desejos das pessoas. Só o rock salva.